domingo, 24 de maio de 2009

Bob


Análise da imagem de Bob Marley

O maior exemplo da cultura reggae e o mais representativo rastafari de todos os tempos, por isso foi escolhido como exemplo.

DREADLOCKS

- a barba e o cabelo distintamente despenteado e enroscados que por si só assumem forma de corda; foi adoptado como um símbolo da identidade cultural dos Rastas.

Aqueles que usam este tipo de cabelo muitas vezes são estigmatizados como loucos pela sociedade jamaicana em geral. No período pós colonial estas pessoas chegaram a serem perseguidas pela polícia como um ato de rejeição pública e controle social sob o movimento.

Os Rastas fundamentalizam o crescimento dos dreads como um estado natural do Homem, sancionado por Deus. “O brilho dos dreads é o brilho da luz negra, um ato feito para chamar as forças do Julgamento para fazer o coração perverso cair fora da Criação, para destruir e paralisar todos os depressores”.


Dentre outras argumentações apresentadas por seguidores com relação ao penteado, a mais conhecida é que a barba e os cabelos compridos representam a juba do leão, símbolo da filosofia Rasta.



GANJA (erva)


justificações ideológicas para o uso de erva são comuns entre os Rastas, o uso religioso da erva é feito pelo processo de plantação, colheita e consumo. Os Rastas acreditam no poder da erva, através da abertura de um canal telepático que aumenta a percepção da realidade. Também se dizem no direito de fumar pelo fato da Bíblia trazer passagens indicando o consumo da erva pôr parte dos profetas no Velho Testamento.

"Ele criou a grama destinando-a ao gado, e a erva à serviço do Homem, de forma que trará comida farta pelo mundo afora"

"O Sol é a ponta da ganja de Deus."

"Queria que o mundo se acabasse em chamas para eu acender a minha ultima ganja e morrer com a cabeça nas nuvens"

(todas elas citações proclamadas por Bob Marley, e que se, tornaram imortais.)


Sem comentários: