domingo, 24 de maio de 2009

Religião Rastafari

Religião Rastafari



O rastafarismo nasceu quando, George Liele, ex-escravo afro-americano, fundou a Igreja Batista na Jamaica no século XVII. Mosiah Garvey pregava que Deus era negro e disse “Quando um rei negro for coroado na África, é sinal de que a redenção está próxima”. Foi em 1930 quando na Etiópia o primeiro imperador fora coroado, o Ras Tafari Makonnen, que aderiu o nome de Hailé Selassié. Ele dizia ser descendente do casamento do rei judeu Salomão com a Rainha de Sabá, assim os rastas consideram Selassié como o novo Messias.

Selassié não era um rastafari, porém quando ele morreu, muitos não acreditaram, pensavam que era um truque, para engana-los e assim derrubar a moral, pois para eles, os rastas eram imortais, para compensar a sua morte, eles acreditavam que os átomos de Selassié se espalharam pelo mundo inteiro, fazendo assim com que ele se torna imortal.

Apesar da redenção não ter chegado, os rastas se proliferaram pela Jamaica, tornando assim o movimento mais popular.

Os rastas justificam o uso da erva através da Bíblia, eles não cortam o cabelo e não fazem a barba. A carne de porco, tabaco e álcool são proibidos. A comida deles é feita à base de ervas, raízes e vegetais.

Eles tiveram sua própria civilização, Sociedade para a Salvação da Etiópia, que ficava em Pinnacle, em Kingston, porém os policiais invadiram a sede e destruíram a plantação enorme de maconha que havia lá. Os líderes foram presos, mas mesmo assim os rastas reconstruíram Pinnacle dois anos depois, porém os policiais foram para Pinnacle de novo, mas dessa vez demoliram definitivamente.

Os rastas tentaram entrar na política também, através do Black Man’s Party nas eleições, porém foi um fracasso. Criaram então a Rastafarian Moviment Organization, que montou um jornal mensal, Rasta Voice, porém as pregações foram muito mais bem sucedidas com Bob Marley nos anos 70.

Os rastas têm suas próprias ideias, sendo o rastafari uma forma de vida, e não uma religião como muitos pensam. Eles são contra a opressão, pobreza e desigualdade, que são problemas globais.

Podemos classificar o rastafarismo como uma filosofia, muito parecida com a anarquia, sem organização, hierarquia ou fé no poder.

Os rastas são vegetarianos, não aceitam mais nenhum Deus além do rastafari, proibindo todas as outras formas de adoração pagã, porém as respeitam, amam e respeitam a irmandade da humanidade, desaprovam o ódio, ciúmes, inveja, engano, fraude e traição, não aprovam os prazeres da sociedade moderna e os seus males correntes, tem a obrigação de criar uma nova ordem mundial de uma irmandade, as prioridades são os rastafarianos e só depois vem qualquer tipo de ser humano e eles são aderentes das antigas leis da Etiópia.

Um dos motivos que levou Bob Marley a não cuidar do cancro de pele, foi que o tratamento, que era amputar um dos dedos de seu pé, iria contra os princípios do rastafarismo, isso mostra o quanto o rastafari era importante para Bob Marley e para muitos outros que também deixam de se tratar pois, esse ato iria contra os princípios do rastafarismo.

Para ser mais fácil perceber a Religião Rastafari, sintetizamos em nove pontos, os principais princípios do Rastafarismo :

1.Tem fortes objecções em relação a alterações agudas da figura do ser humano, corte e escovamento (do cabelo), tatuagem na pele, cortes da carne. 

2.São basicamente vegetarianos, dando uso escasso a certas peles animais, ainda assim proibindo o uso de carnes suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas, caracóis, etc. 

3.Adoram e aceitam mais nenhum Deus além de Rastafari, proibindo todas as outras formas de adoração pagã, apesar de as respeitarem.
 
4.Amam e respeitam a irmandade da humanidade.

5.Desaprovam completamente o ódio, ciúmes, inveja, engano, fraude e traição, etc...

6.Não aprovam os prazeres da sociedade moderna e os seus males correntes.

7.Tem a obrigação de criar uma nova ordem mundial de uma irmandade.

8.O seu dever é expandir a mão da caridade a qualquer irmão/irmã que esteja em dificuldade, primeiramente aos que sejam Rastafarianos e só depois a qualquer humano, animal, planta, etc...

9.São aderentes das antigas leis da Etiópia.

5 comentários:

BloG Lokko LokKo disse...

PORRA, ULTIMAMENTE ANDO ME APROFUNDANDO MUITO NO ASSUNTO, TO FICANDO ENCANTADO, ESTOU VIRANDO UM SEGUIDOR!!!

Unknown disse...

AMO O RASTA PRINCIPALMENTE MY IDOLO BOB MARLEY!!MINHA VIDA ,MINHA PAXAOO

Unknown disse...

AQUI SENTI MEU PROXIMO!

jackson-ba@hotmail.com disse...

ae galera com eu posso adora bob marley e sua religiao se ele e fruto ta criacao DE DEUS VIVO EU A CRADECO A DEUS PELA PASSAJEN DELE AQUI NA TERRA MAIS EU ADORO E ESSE DEUS CRIOU O CEU E ATERRA E TUDO QUE NELA SE CONTEM. VALEU GALERA PE COMPRIENCAO

jackson-ba@hotmail.com disse...

ae galera como eu posso adora bob marley e sua religiao se ele e fruto ta criacao do DEUS VIVO EU A gRADECO A DEUS PELA PASSAJEN de bob marley AQUI NA TERRA MAIS EU ADORO E ESSE DEUS que CRIOU O CEU E A TERRA E TUDO QUE NELA SE CONTEM E ESSAS PESSOAS LEGAIS COMO BOB MARLEY. VALEU GALERA PE COMPRIENCAO